A ASIMEC


HISTÓRICO

A ASIMEC - Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio, foi constituída no dia 11 de Setembro de 1985, tendo como seu primeiro presidente o Sr Osvaldo Lopes de Almeida. Foi constituída a partir da necessidade de organização da classe industrial do município, pois uma classe organizada tem mais poder de luta e conseqüentemente mais poder de decisão.
A partir de sua fundação, foram surgindo necessidade de criar adequações às necessidades das indústrias, então foram criados projetos específicos para cada necessidade, alguns já estão concluídos, outros estão sendo desenvolvidos.

O INÍCIO DAS ATIVIDADES

Em meados de Maio de 1985, alguns empresários do setor metalúrgico do município de Cláudio, em conversa num restaurante da cidade, idealizaram a criação de uma comissão, um grupo de pessoas, para discutirem assuntos de interesse comum da classe metalúrgica. Esta idéia veio ganhar forma física no dia 11 de Setembro do mesmo ano, quando foi fundada a ASIMEC – Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio.
No início eram 8 empresários, preocupados com a situação de suas indústrias. Estas estavam crescendo e com este crescimento, os problemas tomavam a mesma dimensão. Hoje são 131 associados nos diferentes setores: fundição de ferro, fundição de alumínio, metalúrgicas, indústria de refrigerante, fábrica de móveis, supermercado, prestadoras de serviços e comércio em geral.
Destes 8 empresários, um deles foi eleito o presidente da associação, dando início a um grandioso trabalho que vem sendo admirado desde então. As conseqüências deste trabalho estão claramente visíveis hoje no município, não só para os empresários, mas também para os funcionários das indústrias aqui instaladas.

A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO

O primeiro problema diagnosticado pelos empresários foi com relação à matéria prima que eles adquiriam. Os fornecedores enviavam a matéria prima em caminhões que vinham pesados da própria empresa fornecedora. Os empresários não tinham como conferir os pesos que vinham discriminados, tendo que pagar os valores que os fornecedores passavam. Foi então que veio a idéia de aquisição de uma balança para pesagens de caminhões. Esta balança está instalada e em funcionamento até a presente data.
O endereço de instalação da referente balança é o mesmo onde foi instalada a sede da ASIMEC, à Av. Bandeirantes n° 1000, nas proximidades do Parque Industrial Marcelino Corradi.

O SURGIMENTO DE NOVAS NECESSIDADES

 Outra necessidade sentida pelos empresários foi com relação às negociações salariais dos empregados metalúrgicos com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Cláudio.
Foi então criada a Delegacia regional do SIFUMG, que representa todas as indústrias perante o Sindicato dos trabalhadores, que julga e negocia as questões salariais.
Após a instalação da balança, a construção do escritório para funcionamento da sede, e a implantação da Delegacia regional do SIFUMG, foi feito o projeto para construção da Sede Social (o salão de Festas). A referida sede foi construída ao lado da balança. É um salão de 600 metros com banheiros, cozinha e infra estrutura necessária para realização de eventos não só para os empresários, mas também para a comunidade claudiense. A sede foi inaugurada em 1996.
Outras necessidades foram surgindo, entre elas a implantação de um sistema tecnológico de apoio às indústrias. Foi firmado uma parceria com o SENAI-CETEF. Em 1998 foi enviado para Cláudio, uma Unidade Móvel do SENAI, com equipamentos próprios para realização de ensaios e análises de matéria-prima.
Querer que o setor industrial cresça em Cláudio, não é apenas pensar em lucro para os industriais. Quando a ASIMEC procura condições para que suas indústrias prosperem, ela quer que os resultados também sejam sentidos em toda cidade. É uma questão muito simples, pois a indústria metalúrgica é a principal fonte geradora de emprego no município. São pelo menos 4000 funcionários trabalhando diretamente no setor, e mais outros 2500 trabalhando indiretamente.

A CHEGADA DA COPERMEC

A ASIMEC no intuito de facilitar aos empresários a busca de recursos financeiros para seu crescimento, buscou através de alguns empresários a alternativa de uma cooperativa de crédito.
A cooperativa de crédito tornou-se então “a solução”, convergindo esforços dos empresários locais que iniciaram  o trabalho de viabilização e constituição em 19/09/1997 da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Metalúrgicos de Cláudio Ltda  - COPERMEC, cuja as atividades tiveram  início em 13/07/1998. Desde de maio de 2010, a Cooperativa foi autorizada pelo Banco Central e tornou-se de livre admissão, possibilitando o acesso de todas as pessoas físicas e jurídicas aos serviços da instituição sendo intitulada a partir daí SICOOB COPERMEC – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região do Circuito Campos das Vertendes Ltda.

A CHEGADA DA COCIMEC

Outra entidade que nasceu a partir da ASIMEC foi a COCIMEC – Cooperativa de Compras da Indústrias Metalúrgicas de Cláudio.
A COCIMEC atua desde 1999, na compra e venda de matéria prima, insumos, abrasivos, material de segurança, embalagem, ferragens e artigos diversos para fundição, tem um poder de compra maior obtendo melhores preços e conseqüentemente ganho paras os cooperados.
E em 2002, sentindo a necessidade de instalação de uma nova balança, a ASIMEC e a COCIMEC decidirão então pela nova instalação nas proximidades do Parque Industrial Paulino Prado, à Rod.MG 260 Km 35,5.
As duas balanças estão em pleno funcionamento e atendendo as necessidades das indústrias.

Presidente e Ex-presidentes da ASIMEC


Endereço

Rua São José, 550
Parque Industrial Marcelino Corradi
Cláudio-MG - CP. 33 - Cep: 35530-000
Fone: (037) 3381-5070
Email: asimec@asimec.com.br

Siga-nos

Fique sempre conectado!

Facebook